Conseguir fazer uma dieta saudável é o objetivo de todas as pessoas que entendem que para perder e realizar a manutenção do peso, é preciso cuidar da saúde.
Afinal de contas, dietas restritivas e jejuns atacam o organismo. Desse modo, sua resposta se dá pela falta de regularidade em suas funções.
O que acaba ocasionando em um mal funcionamento do nosso corpo, que afeta a produção de hormônios, o fortalecimento da imunidade e muito mais.
Bem como, acaba estimulando um maior acúmulo de gordura. Pois, o corpo quando pressionado a mudanças bruscas, tende a entender aquilo como um estado de perigo.
Logo, reagindo de modo a proteger a si mesmo como modo de sobrevivência, o que leva a necessidade de acumular gorduras, ao invés de queimá-las!
Justamente por todos esses detalhes que devemos sempre buscar uma dieta saudável. Ou seja, que permita ao corpo se adaptar e entender seu novo padrão.
Como Identificar Uma Dieta Saudável?
Mas, o grande problema é que a maioria das pessoas não sabe identificar quando uma dieta é saudável, por vezes, acreditando em algo prejudicial.
De maneira geral, uma dieta que mantém sua saúde é aquela que entende os conceitos básicos da pirâmide alimentar. Ou seja, que respeita a necessidade nutricional existente em cada grupo alimentar.
Não estimulando assim, o corte de alguns dos alimentos presentes em cada um deles.
Emagrecer com saúde não se relaciona com privações e jejuns, por exemplo. Mas sim, com uma alimentação variada e equilibrada.
Se baseando no consumo amplo, envolver todos os grupos, pois, entende-se a importância de cada um deles no organismo.
Por exemplo, uma dieta que estimula o corte de carboidratos causa tonturas e fraqueza. Uma vez que, é comum que seu praticante sofra com a hipoglicemia e falta de energia.
Já dietas que reduzem o consumo de laticínios, como queijo e leite, podem causar a insuficiência de vitamina D que pode levar ainda a diabetes.
Então, o que podemos notar que é uma dieta saudável é aquela que preserva a nutrição do organismo e seu correto funcionamento.
Então, Existe Algum Tipo De Dieta Saudável?
Sim, é claro que existe! E elas são muito menos difíceis de segui-las, diferente de como acontece com as dietas restritivas.
Isso porque uma dieta saudável de verdade estimula a reeducação alimentar. Na qual, você aprende a fazer melhores escolhas e ser moderada.
Basicamente, existe a permissão para comer de tudo desde que isso seja feito de forma adequada, respeitando as necessidades diárias de nutrientes.
A reeducação alimentar nada mais é do que a mudança de hábitos prejudiciais quando o assunto é alimentação.
Seu objetivo é levar seus praticantes, a uma maior consciência de suas escolhas. Ao invés de estimular atitudes radicais que prejudicam seu organismo.
Com isso, você consegue adaptar as formas de consumo enquanto seu organismo cria novos padrões e não tentam reagir de forma negativa as mudanças. Desse modo, os riscos de sofrer com o efeito sanfona são extremamente reduzidos, pois, não irá ocorrer interferências que desregulam seu metabolismo
Como fazer uma reeducação alimentar?
Para emagrecer e perder a barriga, a dieta saudável exige que você tenha força de vontade e disciplina para se reabituar.
Hábitos ruins como consumir refrigerantes todo dia, por exemplo, levam tempo para serem modificados. Afinal de contas, nosso paladar se vicia facilmente em:
- Açúcares;
- Gorduras;
- Conservantes;
- Corantes;
- Sódio;
- Etc.
Então, esse processo ocorre de forma gradual, levando a resultados obtidos não apenas em curto, como também, a longos prazos.
Ou seja, você não apenas irá perder peso somente no começo, mas também depois. Além disso, se torna muito mais simples se manter no peso ideal.
Podemos dizer, no entanto, que seu maior benefício entre todos os já citados, é a promoção de uma vida mais saudável através da alimentação!
Dieta Saudável Através Da Reeducação Alimentar
Então, a seguir irei dar algumas dicas simples e fáceis de como iniciar sua própria dieta saudável através da reeducação alimentar.
1. Respeite suas refeições:
A alimentação diz respeito não apenas ao ato de comer, como também, o de beber e por isso algumas “regrinhas” gerais se tornam bem válidas.
- Comida e bebida: durante suas refeições evite consumir líquidos que não sejam sopas ou outros tipos de alimentos. Bebidas tal como sucos (mesmo naturais), chás, café, vitaminas, refrigerantes, entre outros devem ser ingeridos entre 30 e 60 minutos antes ou depois das refeições principais. Ou seja, do almoço e da janta, pois, eles causam falta de sensação de saciedade. Logo, pouco após as refeições você sentirá vontade comer, fazendo os perigosos lanchinhos;
- Frequência: outra forma de evitar esses lanchinhos e manter seu organismo saciado é comendo mais vezes no dia. Sendo assim, cerca de 5 a 6 refeições conhecidas como desjejum, café-da-manhã, almoço, lanche, janta e ceia. No entanto, isso não significa comer em excesso, pois, as quantidades devem ser reduzidas e equilibradas, com alimentos saudáveis. Acontece que comer “aos poucos” ajuda seu organismo a se manter nutrido, saciado e disposto por mais tempo. Justamente por isso, é recomendado comer de 3 em 3 horas.
2. Atenção aos líquidos:
Como dito antes, os líquidos também são importantes dentro da dieta saudável, pois, também correspondem a parte de nossa nutrição.
Iniciando com água, quero ressaltar a importância de seu consumo. Uma vez que, além de hidratar seu corpo ela é capaz de:
- Desintoxicar o organismo;
- Agir de forma diurética;
- Melhorar as funções intestinais;
- Diminuir a retenção de líquidos.
Além disso, existem outras bebidas que podem ajudar você a emagrecer e manter a saúde, por exemplo:
- Chás: existem duas opções que ajudam nesse processo. O primeiro são os chás com efeito termogênico que aceleram o metabolismo e potencializam a queima de gorduras e calorias. O segundo são os calmantes que melhoram a qualidade do sono, muito importante para o emagrecimento;
- Sucos: são opções ideiais para quem não é muito fã de legumes e vegetais, pois, nessas versões você cria sabores incríveis. Ao mesmo tempo que, mantém seu organismo nutrido. Eles servem ainda para substituir o consumo de refrigerantes, por serem naturalmente doces e não necessitarem de açúcares;
- Café: tal como os chás, essa bebida também possui ação termogênica e pode ser consumido diariamente com moderação.
3. Alimentação saudável:
Para finalizar as dicas de como fazer uma dieta saudável através da reeducação alimentar, quero me atentar aos demais alimentos.
Ou seja, os micros e macronutrientes que são os maiores responsáveis pela nossa nutrição. Segundo esse conceito, todo grupo alimentar presente na pirâmide deve ser consumido.
Sem cortes e restrições, o máximo que pode ser feito é uma redução nas quantidades e mudanças nas escolhas.
Por exemplo, optando por alimentos integrais, de baixo índice glicêmico e ricos em gorduras boas.
Ao invés dos refinados, de alto índice e gorduras saturadas como a trans. Isso porque poder comer de tudo significa ainda, escolher melhor!
Dieta Do Mediterrâneo É A Mais Saudável
Mas, para quem prefere seguir um regime alimentar de maneira correta, a dieta eleita a mais saudável é a do Mediterrâneo.
Pois, ela segue o estilo alimentar dos povos que habitam a região séculos atrás. Numa época em que a longevidade era alcançada através dos alimentos.
Uma vez que, a medicina não era avançada e, com isso, não era possível ter acesso a tratamentos, remédios, etc.
Esse regime alimentar, é considerado uma dieta saudável que favorece principalmente a saúde do coração. Isso porque, ela leva ao corte de alimentos:
- Embutidos;
- Processados;
- Industrializados.
Ou seja, tudo aquilo que é cheio de substâncias químicas, sódio e açúcares, aumentando diversas taxas e levando a inúmeros males.
Tal como a diabetes, obesidade, hipertensão, entre outros. Seu foco está em uma alimentação natural, livre do excesso de tudo que faz mal ao organismo, incluindo temperos prontos.
Vale ressaltar por fim, que outras de suas vantagens é o aumento das defesas do sistema imunológico, principalmente, quando alinhada a práticas físicas.
Alimentos permitidos nessa dieta saudável:
O Mediterrâneo é uma região banhada pelo mar que leva o mesmo nome e com isso, a região se torna rica em peixes e frutos do mar.
Fazendo assim, com que esse seja um dos alimentos mais consumidos em termos de proteínas. Até porque, a preferência aqui é por aquelas de cortes magros.
Além da busca por alimentos com menor teor de gordura e saudáveis, os mediterrâneos apostam nas cocções feita de maneira:
- Grelhada;
- No vapor;
- Refogada;
- Cozida;
- Assada.
Mesmo que as frituras não sejam proibidas, elas não são comuns por fazerem mal à saúde e quando feitas, opta-se pelo uso de gorduras mais saudáveis.
Para que você saiba melhor como montar uma rotina alimentar através dessa dieta saudável, confira a listagem criada abaixo!
1. Macronutrientes:
- Proteínas: como dito antes, a preferência é por peixes e frutos do mar. Para o primeiro, prefira aqueles ricos em ômega 3, pois, auxiliam na redução dos triglicérides no sangue e dos níveis de colesterol. Além de auxiliarem no controle do apetite. Para as demais carnes, opte sempre por corte magros que são aqueles com um menor teor de gorduras;
- Gorduras boas: são aquelas conhecidas como insaturadas. Facilmente encontradas no azeite extravirgem, abacate, oleaginosas, manteiga tipo ghee, ovos, semente de girassol, óleo de coco, linhaça, entre outros;
- Carboidratos: aqui se torna ainda mais simples, o seu consumo não deve ser encarado como o grande vilão. Mas sim, a escolha que você faz em relação a eles. Isso porque as melhores opções são as versões chamadas de complexas, as integrais. Pois, são os derivados da farinha branca (refinado) que mais estimulam o aumento de peso. Bem como, os alimentos ricos em açúcares e amidos considerados de alto índice glicêmico (batata, mandioca, etc).
2. Micronutrientes:
Os micronutrientes são os demais alimentos, como os vegetais, frutas, laticínios, leguminosas, entre outros.
De maneira geral, o consumo é liberado, devendo apenas estar atento ao índice glicêmico. Pois, quando alto eles estimulam o acúmulo de gordura.
- Vegetais e frutas: seu consumo é permitido em larga escala devido ao baixo teor calórico que a maioria das opções oferece. Auxiliando assim, na perda de peso e no aumento da saciedade;
- Leguminosas: são proteínas de origem vegetal que se mostram ricas em fibras. O que auxilia na diminuição do LDL (colesterol ruim), no aumento da sensação de saciedade e em uma melhora na região intestinal;
- Cereais: são outros tipos de carboidratos que oferecem também energia para nosso organismo. A grande maioria se enquadra na categoria de complexos, auxiliando na sensação de saciedade e no melhor funcionamento do intestino;
- Laticínios: esse grupo alimentar é o responsável, principalmente, pelo cálcio obtido em nossa alimentação. Além de ser essencial, se consumido dentro das recomendações diárias ele ainda auxilia a reduzir o acúmulo de gorduras.
Outras Formas De Alcançar Uma Dieta Saudável
Para finalizar, quero dar agora algumas dicas simples de como realizar uma dieta saudável, confira a seguir.
- Tenha metas realistas: um dos maiores erros de quem deseja emagrecer e perder a barriga é estipular metas impossíveis de se alcançar com saúde. Por exemplo, perder 30 kgs em apenas um mês. Desse modo, a melhor forma de manter sua saúde é através do acompanhamento médico e nutricional;
- Pratique atividades físicas: de forma alinhada a dieta escolhida por você. Uma dieta só se torna realmente saudável em conjunto com atividades físicas. Pois, elas serão as responsáveis pela queima de calorias ingeridas ao longo do dia. Bem como, irá evitar que todo os açúcares consumidos virem gordura no organismo, ao serem queimados;
- Não utilize remédios para emagrecimento: inibidores de fome, queimadores de gordura, entre outros remédios desse tipo não devem ser utilizados sem prescrição médica. Isso porque grande parte deles fazem mal à saúde e não proporcionam um emagrecimento ideal.
Conclusão
Vimos neste artigo, que uma dieta saudável é aquela que respeita o consumo adequado de todos os grupos alimentares presentes na pirâmide alimentar.
Uma vez que, ela discorre sobre a necessidade nutricional diária que devemos ingerir. Algo que se encontra distribuído entre os diferentes grupos.
Além disso, a dieta do Mediterrâneo também é considerada a mais saudável, pois, estimula o consumo de alimentos mais:
- Naturais;
- Frescos;
- Nutritivos.
O que você achou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais para que mais pessoas possam se beneficiar também!
Achei bem interessante.vou fazer