Muitas pessoas tem dificuldades para dormir. No entanto, algumas não sabem que a meditação para dormir pode ser a chave para amenizar essa dificuldade.
Como? A meditação é uma técnica de concentração. Sendo assim, a meditação para dormir é uma forma eficaz de aquietar os pensamentos importunos do momento.
Dessa forma, ela proporciona profundo relaxamento e conduz ao estado ideal de sono.
Então a melhor forma de atestar os efeitos proporcionados pela meditação é executando-a na prática. Portanto, este artigo tem como finalidade te explicar um pouco mais sobre essa técnica para que você adote esses hábitos na sua rotina.
Meditação Para Dormir
Ao adotar técnicas de meditação para dormir você proporcionará não apenas maior facilidade para atingir seu sono, como também um tempo de descanso com uma maior qualidade.
A insônia geralmente acontece pelo acúmulo de pensamentos durante a noite em excesso. Sendo assim, acabamos alimentando nossos pensamentos com preocupações do dia seguinte, criando uma lista de afazeres.
Ou então, retomamos ações e conversas que tivemos em dias anteriores e repassamos cada palavra em mente.
Fato é que esses diálogos internos em nada colaboram para a entrega que o sono nos solicita.
Desse modo, mesmo quando estamos exaustos, dormir pode ser um grande obstáculo, já que a mente se mantém agitada.
Então, por esses motivos, a meditação pode ser um desafio e tanto para quem está começando, por isso é preciso ter calma, paciência e não desistir nas primeiras vezes.
Por isso, tente começar devagar com poucos minutos antes de dormir e vá trabalhando nisso até que consiga alcançar 15 ou 20 minutos por dia.
Meditação vs. Medicamentos Para Dormir
Pessoas que sofrem com noites mal dormidas, sabem como o corpo e o humor reagem.
Sendo assim, é complicado manter a concentração durante o dia, sem contar o cansaço persistente e a falta de raciocínio com clareza.
Por isso, muitas pessoas apelam de forma própria para o consumo de remédios para dormir em farmácias.
Infelizmente, a banalização de fármacos indutores do sono surge como aparente única solução.
Sem dúvida, para certos transtornos graves, como insônia crônica, o uso de remédios pode ser, ao menos durante certo tempo, aconselhável.
Mas, pela facilidade de acesso, muitas pessoas recorrem a medicamentos e acabam se tornando dependentes quando na verdade, não seria necessário faze-lo.
A estratégia de meditação para dormir bem, de forma natural, nos oferece muito mais autonomia, somando vantagens ao invés de prejuízos.
A meditação muita das vezes é rejeitada por as pessoas associarem à uma religião, quando na verdade ela vai muito além disso. A meditação é uma terapia, sendo assim, não é necessário mudar drasticamente seu estilo de vida ou crença para faze-la.
Em sua origem, a meditação, de fato, sempre esteve atrelada a questões de desenvolvimento espiritual.
Contudo, uma vez que seus efeitos chamaram a atenção de pesquisadores acadêmicos, as técnicas ganharam adaptações, desvinculando todo caráter esotérico da atividade.
Algumas Formas De Meditações Como Exercício
Existem alguns estilos diferentes de meditação que ajudam a nos desligar dos estímulos externos e adormecer. Vale experimentar algumas e ver qual funciona melhor para você.
Sendo assim, a primeira meditação para dormir no qual falaremos é a meditação mindfulness.
Ela significa “atenção plena” e não poderia ser mais simples.
Para realiza-la basta escolher um local tranquilo, sendo assim, preste atenção à sua respiração, quando sua imaginação vagar para uma lista de coisas que não é necessária ser pensada na hora, retorne ao momento presente.
Só de respirar profundamente por 5 minutos, você já perceberá um estado de total relaxamento.
Nessa meditação, sua atenção também deve estar voltada a seu corpo, que pode estar relaxado na sua cama, já que o objetivo final da prática é adormecer.
O ideal é que o colchão seja firme e não tão macio. O mesmo vale para o travesseiro.
Se você ainda tem dúvidas de como realizar essa prática, então daremos algumas dicas:
- Deite-se confortavelmente em sua cama;
- Durante um minuto, procure relaxar e tentar liberar mentalmente a tensão dos músculos.
- Com os olhos fechados, concentre sua atenção em sua respiração;
- Coloque uma mão no peito e a outra no abdômen;
- Respire lentamente pelo nariz para a contagem de 5 segundos.
- Ao respirar, procure fazer com que a mão apoiada no peito continue imóvel e a mão da barriga suba um pouco. Isso é a chamada respiração abdominal ou diafragmática.
- Depois de respirar, segure a respiração por 5 segundos e depois solte o ar pela boca por 5 segundos.
- Preste atenção à sensação física de sua respiração.
- Inevitavelmente, sua atenção vai deixar a respiração e vagar para outros lugares. Quando começar a perceber isso, basta voltar sua atenção para a respiração.
- Uma vez que você aprendeu a respirar com seu abdômen você pode remover suas mãos e deixa-las descansando ao lado do seu corpo.
- Você pode fazer isso por 5 ou 10 minutos ou até que consiga adormecer.
Meditação Guiada Para Dormir
Outro tipo de meditação muito popular é a meditação guiada. Nela, você ouve outra pessoa que o conduz através da prática de meditação.
Sendo assim, um professor ou instrutor através de um áudio te orienta a relaxar cada área do seu corpo. Ele ou ela pode levá-lo através de imagens guiadas, pedindo-lhe para imaginar, por exemplo, uma bela praia de areia branca com água batendo na costa.
Muitas pessoas usam a meditação guiada para conseguir aliviar a ansiedade e conseguir dormir rapidamente. O tempo desse tipo de meditação pode variar de 5 minutos até 1 hora.
Essa é uma técnica boa para os iniciantes em meditação que não sabem por onde começar.
Conclusão
Por fim, não poderíamos deixar de dizer que a terapia também ajuda muito no processo de aliviar a sobrecarga de pensamentos e resolução de problemas.
Sendo assim, cuide da sua saúde mental e auxilie esses cuidados com meditação, que é uma boa forma tanto para autoconhecimento, quanto para relaxamento e concentração.
Então não deixe de recorrer à meditação e experimentar seus benefícios.
Gostou deste artigo? Nos conte aqui nos comentários se você irá adotar essa técnica antes de dormir e se ela funcionou para você.
Compartilhe também com uma pessoa que você ache que precisa dormir melhor!
Seja o primeiro a comentar!