Ser mãe de dois e ainda conciliar a vida e suas obrigações maternas com os cuidados com a casa é algo que muitas mulheres enfrentam em nosso país.
Tudo fica ainda mais difícil, quando a mulher ainda trabalha. Ou seja, ela não apenas precisa cuidar das crianças e realizar suas tarefas profissionais, como ainda, manter a casa em ordem.
Mas, será que é realmente possível fazer tudo isso, se mantendo uma mãe e mulher organizada?
Pois bem, a resposta é sim! A tarefa não será uma das mais fáceis, no entanto, é possível administrar tudo sem perder o controle.
A fim de lhe ajudar a tirar de letra esse desafio, separamos algumas dicas incríveis para você que é mãe de dois, confira!
A Importância De Priorizar Sendo Mãe De Dois
Uma das coisas mais importantes na vida, independentemente de qual esfera social você se encontra, é que precisamos aprender a priorizar.
Ou seja, identificar e classificar tarefas/atividades pelo nível de importância. Quando você se torna mãe de dois, isso se torna algo fundamental para ter uma boa vida.
Isso porque você irá aprender e entender rapidamente a forma básica de dominar seu dia-a-dia e diferentes afazeres que devem ser concluídos.
Dicas de como priorizar atividades e tarefas
- Vida pessoal e profissional: a prioridade nestas esferas sociais, dizem respeito a tudo aquilo que você realmente precisa fazer para conquistar seus objetivos. Tal como, um curso específico para se manter atualizada em sua área, ler livros sobre educação financeira e autoconhecimento, etc;
- Familiares e amigos: a mãe de dois não tem sua vida limitada aos filhos, por isso, ela precisa ter tempo para as pessoas mais próximas em sua vida. Portanto, arranjar um tempo para elas é um benefício a longo prazo;
- Aprenda a delegar: nem tudo que é preciso ser feito para casa, necessariamente precisa ser uma tarefa sua. Coisas como ir ao mercado ou arrumar a casa. Aprenda então, a dividir as tarefas com seu companheiro, pois, é dever dele também cuidar do ambiente familiar;
- Elimine os excessos: existem ainda atividades que não precisam nem estar em sua rotina. Em geral, sendo aquelas que atrapalham seu fluxo de atividades e não trazem nada de bom a longo prazo. Ou seja, a regra do dia-a-dia é não perder tempo com o que não vale.
Portanto, a mãe de dois que quer manter sua vida em ordem, precisa entender que nem toda tarefa deve ser feita por ela.
Ou até mesmo, que nem toda atividade ou evento vale seu tempo e, por vezes, dizer não a elas. Mas, é claro que isso não quer dizer que ela deve viver apenas para e em casa.
E sim que é importante entender como melhor aproveitar seu tempo e, então, se divertir com pessoas que realmente valem seu tempo.
Você precisa ter as suas prioridades em ordem e controladas. Ao invés de dizer sim para tudo e perder o controle do seu dia-a-dia.
Mãe De Dois e As Dicas Para Manter O Controle Da Rotina
A vida de mãe de dois nunca será algo fácil, isso porque os cuidados são em dobro, mas, é possível, sim, administrar e ter uma vida organizada. Para alcançar isso, confira as dicas abaixo:
- Metas realísticas: se você tem metas familiares que envolvem seus filhos direta ou indiretamente, lembre-se de não criar altas expectativas. Mas sim, adequá-las a sua realidade atual e com isso, buscar sempre enxergar o lado positivo;
- Rotina para os pequenos: para facilitar o controle da casa, é importante que as crianças tenham rotinas também. Ou seja, horários bem definidos para acordar e dormir, se alimentar, praticar atividades de diversão e físicas, estudar na escola e em casa. Quando tudo isso se mantém organizado, fica mais fácil conciliar a vida de mãe de dois com outras responsabilidades de sua vida;
- Entenda as diferenças: ter dois filhos é um desafio quando focamos ainda na personalidade da criança. Uma vez que, elas podem ser bem diferentes umas das outras e é importante identificar e respeitá-las, nunca forçando uma semelhança entre ambos. Além disso, é importante sempre lembrar que um é mais novo e logo, seu ritmo será outro. Então, ajuste a rotina de ambos considerando isso;
- Liberdade infantil: saiba desenvolver ao seu redor, dentro de casa, ambientes onde a criança comece a agir de forma independente. Isso vai ensinar elas a serem autossuficientes e crescer “exigindo” menos de você;
- Integração: uma das coisas mais importantes na rotina da mãe de dois é ensinar os filhos a participar da rotina de cuidados da casa. Portanto, desde cedo distribua pequenas tarefas seguras que crie neles o senso de responsabilidade e contribuição. Desse modo, conforme eles forem crescendo você irá ter filhos que lhe ajudam a manter a casa organizada reduzindo a quantidade de tarefas a serem realizadas apenas por você.
Conclusão
Vimos então, ao longo deste artigo, como ser mãe de dois e ainda manter a casa organizada com algumas dicas simples que irão revolucionar sua rotina.
Muitas delas, visam não apenas a ideia de facilitar e melhorar seu dia-a-dia. Como também, estimulam a conscientização, independência, responsabilidade e participação dos filhos.
De modo que eles irão crescer sabendo que também tem seus deveres e devem contribuir com o ambiente no qual vivem.
Ao mesmo tempo que, irão crescer autossuficientes para levar uma vida que nem a de sua mãe. Ou seja, como alguém forte que sabe lidar com diferentes atividades e responsabilidades sempre!
Se você gostou deste artigo, deixe sua opinião nos comentários e compartilhe com suas amigas mamães também.
Seja o primeiro a comentar!