A dieta dos pontos é um dos “regimes” alimentares que auxiliam no processo de emagrecimento que mais tem sido buscado ultimamente!
Isso porque ele justamente vai contra a ideia de restrição. Permitindo assim, que suas praticantes possam determinar o que desejam comer, montando seu próprio cardápio.
Ou seja, essa é uma dieta ideal para quem busca orientação com um pouco de flexibilidade.
Fazendo com que você consiga controlar as calorias de uma forma menos complicada inclusive. O que facilita sua implementação e impede as famosas escapadinhas.
Mas, para isso você precisa ser responsável, então, que tal conhecer seu funcionamento? Continue lendo!
O Que É Dieta Dos Pontos?
Desenvolvida em 1970, a dieta dos pontos foi criada pelo endocrinologista Alfred Halpern formado pela Universidade de São Paulo.
Tal regime alimentar tem como objetivo auxiliar e facilitar a perda de peso. Uma vez que, ela permite o emagrecimento sem:
- O corte de alimentos gostosos;
- Uma contagem calórica complexa.
Isso acontece, pois, todo alimento dentro dessa dieta recebe uma respectiva pontuação e cada ponto equivale até 3,6 calorias.
Assim, um valor máximo é determinado para que você possa consumir diariamente. Um cálculo que será feito considerando peso, altura, idade, sexo e nível de práticas físicas!
Com isso, nenhum tipo de alimento acaba sendo proibido. Eles são apenas controlados para que você não ultrapasse o total de calorias determinadas, conseguindo emagrecer.
No entanto, isso pode se tornar um desafio para muitas mulheres. Já que é preciso ter muito autocontrole para calcular e nunca ultrapassar seu limite.
Ao longo do dia é preciso ir calculando tudo que foi consumido sem falta, sem deixar de distribuir a pontuação pelos seguintes grupos nutricionais:
- 50-60%: carboidratos, ficando entre 165 a 198 pontos;
- 30%: gorduras, chegando a 99 pontos;
- 10-15%: carboidratos, ficando entre 165-198 pontos.
Como Fazer A Dieta Dos Pontos De Maneira Responsável?
A primeira coisa a se considerar, é que toda pessoa possui um limite diário determinado de acordo com suas próprias características.
Desse modo, o passo inicial é descobri-lo e nunca ultrapassar. Para conseguir emagrecer, além disso, algumas coisas devem ser consideradas, como:
- Cuidado nas doses: não é porque todo alimento é permitido que necessariamente você deve consumi-lo. Devemos considerar duas coisas, uma delas é questão da saúde e os malefícios de certos consumos, tal como, de industrializados e margarina. Já a segunda coisa a considerar é que 1 maçã e 3 biscoitos recheados tem a mesma pontuação, mas, que o primeiro sacia muito mais devido as suas fibras;
- Dose correta: digamos que a sua dosagem diária seja de 500 pontos, então, você nunca deve consumir mais que isso. Uma vez que, o cálculo pensa no número adequado visando a nutrição do seu corpo. De mesmo modo que, você nunca deve comer menos de 230 pontos diários;
- Viva o seu dia: um erro muito comum que vemos são pessoas que praticamente fazem jejum em um dia para no seguinte, enfiar o pé na jaca. Contudo, isso faz extremo mal à saúde e interfere no metabolismo, consequentemente, sua queima de calorias;
- Práticas físicas: cada uma delas pode acrescentar pontos em sua tabela diária. Ou seja, se você correu ou foi à academia poderá consumir até mais “x” pontos naquele dia. Mas, apenas no próprio dia, nunca podendo ser repassado a outro;
- Alimentos zerados: existem ainda, alguns alimentos que não têm pontos considerados. Tal como, algumas bebidas, doces, vegetais e temperos (não todos os tipos). Apesar de serem considerados sem pontos, você não deve consumir mais de 5 deles por dia.
Portanto, ao seguir essas regras você consegue realizar a dieta dos pontos de maneira correta e com isso, alcançar a perda de peso.
Mas, é preciso estar atenta! Isso porque após a perda de 5kg a quantidade de pontos precisa ser recalculada entrando em uma nova fase da dieta.
Quais as vantagens desse regime?
- Flexibilidade: seja pela questão de poder besteirinhas ao invés de passar por uma restrição. Quanto pela ideia de escolher o que pode comer, variando mesmo que apenas entre os alimentos mais saudáveis. Ou seja, é você quem decide e adapta sua alimentação diária ao respeitar o limite diário;
- Estímulo ao saudável: como a maior parte das frutas e vegetais tem pontuações mais baixas, é comum que uma grande parte das mulheres passe a consumi-los mais. O que pode ser uma boa forma de alcançar uma nova alimentação. Para conferir a tabela completa, clique aqui;
- Liberdade e autonomia: aqui a primeira vantagem diz respeito a falta de restrições e a não necessidade de seguir cardápios fechados. O que leva a segunda vantagem, que é você mesma que toma suas decisões, então, faça isso de forma inteligente!
Existem Riscos Na Dieta Dos Pontos?
Podemos dizer que o maior risco da dieta dos pontos é que ela se baseia nas calorias e não nos componentes nutricionais de cada alimento.
Com isso, algumas mulheres podem acabar relaxando em suas escolhas. Pois, estão presas a ideia de que, se estão dentro dos pontos, tudo está certo.
O que faz com que muitas vezes a falta de uma alimentação saudável leve a uma baixa nutricional e outras problemáticas causadas pela falta de determinados nutrientes.
Dessa forma, a forma correta de realizar essa dieta é sempre considerando e escolhendo as opções mais nutritivas ao longo do dia.
Você não precisa justamente se privar de nada, contudo, isso não é motivo para exageros. Esteja atenta e comece a fazer melhores escolhas alimentares.
Um dos pontos positivos da realização de qualquer dieta é promover uma reeducação alimentar que envolve:
- Desviciar o paladar de açúcares, conservantes, sódio, etc;
- Levar ao consumo de novos alimentos, saudáveis e leves.
Além disso, o acompanhamento médico que registra toda sua evolução passo a passo, será altamente recomendado.
Considerando, principalmente, se você tem algum tipo de problema de saúde. Tal como, hipertensão, diabetes, entre outros.
Conclusão
Podemos concluir então, que a forma mais responsável de seguir a dieta dos pontos é aprendendo a escolher melhor, visando o ponto de vista nutricional.
Mesmo que todo tipo de alimento seja permitido, isso não significa que seu emagrecimento será saudável!
Gostou deste artigo? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais.
Seja o primeiro a comentar!